top of page

Pedra Grande

Maior responsável pela atração de turistas na região, não somente por oferecer um espaço aberto aos praticantes de esportes ao ar livre, mas também pela sua beleza cênica, objeto de momentos de simples contemplação.





Cartão postal de Atibaia a Pedra Grande é a principal atração da cidade. Possui mais de 650 metros de altura e 1418 metros de altitude, superando até mesmo o Pão de Açúcar.

O Monumento Estadual da Pedra Grande, tombado pela CONDEPHAAT em 1983, é uma unidade de conservação ambiental, que abrange além de Atibaia, os municípios de Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã e Nazaré Paulista, possuindo mais de 3.000 metros de extensão.


O Contínuo Cantareira reúne as unidades de conservação dessas regiões, que incluem o Monumento Estadual da Pedra Grande, Parque Estadual do Itapetinga, Parque Estadual da Cantareira e do Itaberaba.


Juntos formam umas das áreas de proteção ambiental mais importante de São Paulo e resguardam as principais áreas de produção hídrica da região norte do estado.

Tudo isso traz uma diversidade de atrações naturais pra região, abundante presença de fauna e flora, que formam uma vista de tirar o fôlego.


A Pedra Grande de Atibaia fica aberta para visitação todos os dias da semana de segunda a domingo das 8h às 19h. A entrada feita pela Estrada da Pedra Grande com veículos e motos fecha às 18h.


O acesso pela Trilha Minha Deusa tem o horário diferente, todos os dias das 8h às 16h e retorno pela trilha deve ser feitos até ás 17h.

Partindo de São Paulo, o melhor percurso pra chegar na Pedra Grande de Atibaia, é seguir pela Rodovia Fernão Dias até a Rodovia D. Pedro I, onde no KM 65 em direção a Bom Jesus dos Perdões e Piracaia, possui uma sinalização de entrada que leva até o topo da Pedra Grande.

A estrada é de terra então carros baixos podem ter mais dificuldade.


Trilha pra Pedra Grande de Atibaia

Existem três trilhas oficiais, com níveis diferentes de dificuldade:

  • Minha Deusa (2,4 km)

  • Mangueira (2,6 km)

  • Monges (3 km)

Para acessar as trilhas é necessário entrar no Condomínio Arco-Íris em Atibaia, que fica próximo a Pista de Pouso de Asa Delta, que é local de chegada para quem salta da Pedra Grande.

A trilha mais percorrida é a de nível mais fácil, que possui cerca de 2,4 Km, mas mesmo sendo considerada fácil, é bom ficar atento, que ela é bem íngreme, exigindo maior esforço.

Apesar de não ser obrigatório, se não tiver experiência com trilhas ou não for bom de direção no meio da mata, contrate um guia, relatos de pessoas que se desviaram do caminho não é raro, já que não têm muita sinalização.


Não esqueça de levar água e alimento, pois no topo da Pedra Grande e no caminho não têm lugar para comprar.


Caso esteja fazendo a trilha para ver o pôr do sol não esqueça a lanterna e agasalho, pois na volta estará escuro e frio.

Trilha pra Pedra Rachada

Mesmo chegando de carro é possível fazer uma pequena trilha até a Pedra Rachada, o trajeto apesar de íngreme é bem curto, demoramos cerca de 15 minutos pra subir.

O começo da Trilha para Pedra Rachada é feito na rua de terra que leva a Pedra Grande, alguns metros antes de chegar na entrada onde ficam os carros. Vista ainda mais surpreendente, mostrando toda a imensidão da montanha.


A Pedra Grande é uma grande pista de decolagem de voo de asa-delta, paraglider e parapente, perfeito pra apreciar a vista da Serra de Itapetinga entre as nuvens.


Pra quem não têm experiência, algumas empresas oferecem a opção de voo duplo, é preciso agendar com antecedência e o voo depende da condição do tempo.

O pôr do sol na Pedra Grande é um espetáculo incrível da natureza, quem se programa pra desfrutar essa vista, não se arrepende e volta encantado.

Fique atento ao horário e procure chegar antes pra não perder essa experiência.

A Pedra Grande de Atibaia pode ser visitada em qualquer mês ou dia da semana.


Porém não deixe de verificar a previsão do tempo antes de ir, se tiver chovido a estrada fica mais difícil de percorrer em alguns trechos, dias muitos quentes causam mais desconforto, já que não têm onde se abrigar do sol.


Se quiser encontrar o local menos movimentado pra relaxar, procure ir na semana ou tente chegar cedo no feriado e final de semana.

E lembre-se a Pedra Grande está localizado em uma área de proteção ambiental e que você não vai encontrar nenhuma estrutura, como banheiros e lanchonetes, se for levar lanche ou bebidas, recolha seu lixo e não deixe no local, ajude a preservar esse monumento da natureza.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page